sábado, 4 de outubro de 2008

Maestro Mauro Barroso


Natural de Évora, Mauro Barroso começou os seus estudos musicais com 11 anos de idade na Escola Profissional de Musica de Évora, nas disciplinas de Formação Musical e Auditiva, História da Música, Acústica, Organologia, Análise e Técnicas de Composição; Coro e Piano.
A sua carreira como instrumentista começou com trombone na classe do Professor Hermenegildo Campos, passando depois a instrumentista de tuba, seu instrumento actual, estudando com os professores Nuno Fernandes, Sérgio Carolino, Ilídio Massacote e Hermenegildo Campos.
Em 1998 participou no Concerto Inaugural da Orquestra Juvenil da cidade de Évora, realizado no Teatro Garcia de Resende.
Participou no I, II e IV Curso de Aperfeiçoamento para Jovens Músicos, promovido pelo departamento de Música da Casa do Povo de Lavre, tendo como seus formadores: Fernando Palacino e Pedro Florindo.
Foi Professor de tuba, bombardino e música de câmara no II, III e IV Curso de Instrumentistas e Regentes de Bandas do Alentejo, promovido pelo Conservatório Regional do Baixo Alentejo.
Foi Professor no Xmas MasterClasse promovido pela S. F. União Mourense “Amarelos”, e no “2º Curso de Formação para Instrumentistas Reguengos Terras D’el Rei” promovido pela S. F. Harmonia Reguenguense, na classe de tuba, bombardino e música de câmara.
Tem participado em encontros de bandas nacionais e internacionais realizados em Espanha, França, Açores e Madeira, trabalhando com alguns maestros como Nicolay Lalov, Armindo Luís, Hermenegildo Campos, José de Brito, José Filipe Guerreiro, entre outros.
Participou no I Curso de aperfeiçoamento de Trombone e Tuba, promovido pela Associação Musical de Évora (Eborae Mvsica).
Foi Professor de Tuba e Bombardino no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (Moura e Castro Verde) e no Conservatório Regional do Alto Alentejo (Reguengos).
Foi professor de Iniciação Musical na Academia de Música Eborense e no Colégio do Pio em Évora.
Leccionou aulas de Educação Musical nas Escola Básicas de Veiros, S.º Bento do Cortiço e S.º Lourenço de Momporcão (Estremoz).
Actualmente lecciona nas Escolas Básicas de Portel, Monte do Trigo, Santana, Oriola e São Bartolomeu do Outeiro (Portel); desempenha papel de Tuba no Quinteto de Metais do Alentejo e no TrombotubaQuarteto, onde tem actuado pelo Pais inteiro.
É também Professor na Banda da Sociedade Filarmónica Veirense e na Banda 1.º de Janeiro Torranense, Director Musical do coro da Paróquia de Veiros e desde 2005 Maestro da Banda dos Bombeiros Voluntários de Alvito, onde tem contribuído para uma melhor qualidade musical no meio amador.

Um comentário:

Anônimo disse...

Maestro da Banda dos Bombeiros Voluntários do Alvito...eheheheheheheh