sábado, 4 de outubro de 2008

Banda dos Bombeiros Voluntários de Alvito



A Banda da Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito começou em 1978 quando o Senhor Eliseu Efigénio tomou a iniciativa de reunir alguns dos membros da antiga Filarmónica 1º de Dezembro na tentativa de refazer novamente a Banda e solicitou à Direcção dos Bombeiros que esta fosse integrada nos quadros da Associação sob a denominação de Banda dos Bombeiros de Alvito.
A Banda tem a sua primeira actuação em 18 de Março de 1979.
Ao longo de 10 anos, a Banda, liderada pelo Maestro Augusto Penedo participou assiduamente em concertos e festas, um pouco por todo o País granjeando algum sucesso.
Em 1989 o Maestro Augusto solicitou à Direcção da Associação a dispensa das funções por motivos de saúde, pouco depois faltando o elo de ligação em redor de todos os membros, a Banda desintegrou-se.
Em 1997 a Direcção, aproveitando os apoios da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia de Alvito e Vila Nova da Baronia, resolve levar por adiante a reconstituição da Banda convidando o Prof. Manuel Sardinha para a dirigir tendo sido a sua primeira actuação em 1 de Dezembro desse ano.
Em 1999 houve necessidade de revitalizar a Banda pelo que a Direcção substituiu o Prof. Sardinha pelo Prof. Francisco Lopes e José Peralta.
Passado algum tempo por impossibilidade do Prof. José Peralta procedeu-se à substituição deste pelo Mestre Francisco Pereira.
Em Março de 2005, com o falecimento inesperado do Mestre Pereira e com o parecer do Prof. Lopes houve necessidade de contactar outro dirigente, contratando-se assim o Maestro Professor Mauro Barroso.
Actualmente a Banda é composta por cerca de 36 elementos e é dirigida pelo Maestro Professor Mauro Barroso, que está a dar continuidade ao projecto que em muito valoriza o Concelho e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Alvito.
Existe também a Escola de Musica com cerca de 20 alunos fazendo alguns parte da Banda, formados pelo Prof. Francisco Lopes e Mauro Barroso.
A Banda tem executantes das Freguesias de Alvito, Vila Nova da Baronia, Viana do Alentejo, Vila de Frades e Vidigueira, variando as suas idades entre os 8 e mais de 70 anos, mas são estes que incentivam os mais novos a progredirem tanto na escola como na Banda.
Esta Banda já contou com algumas actuações de referência: Concertos, Serviços Marciais, Encontros de Bandas e actuações fora do Concelho, assim contamos com a colaboração e admiração de todos, para darmos continuidade à propagação da Musica.

Um comentário:

Unknown disse...

Será sempre parte integrante da minha vida :)